22 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 01:58

Publicado

19/09/2021

Atualizado

31/01/2024
Publicação

FESTAS DE PADROEIRO DA VÁRZEA: CULTURA E TRADIÇÃO

Por Dasira Alves, Pedagoga e Editora colaboradora do Observatório da Várzea.

Na várzea, as Festas de Padroeiro, festa religiosa católica, são festas em devoção ao santo padroeiro das igrejas, que abrangem as comunidades pertencentes ao municípios.

Geralmente a festa do santo(a) é em comemoração e homenagem ao dia de seu nascimento, batizado, morte, canonização ou algum acontecimento especial de sua vida, tornando aquela data um marco para a comunidade celebrar.

Dessa forma, ocorrem atitudes devocionais, profissões de fé e cerimônias, além dos eventos sociais que também é parte constituinte das tradicionais festas.

Este é o ponto alto da cultura varzeana. Momento em que as famílias se movimentam em prol do crescimento das festas e com isso, participam efetivamente dos festejos e de tudo que compõe a crença e os ritos católicos.

Conseguinte a isso, nos próximos meses a várzea vivenciará quatro festas consecutivas alusivas aos seus padroeiros.

A começar pela comunidade do Poré que traz como tema “Os mais belos pensamentos nada são sem as Obras”, e completará 33 anos de evangelização sob o olhar de Santa Teresinha. É neste ano que também é dedicado a São José, que a comunidade terá a visita da imagem do Pai e Operário São José em sua festa, com acolhida no dia 21/09 e realizando o novenário até o dia 01/10.

No mesmo ritmo, dia 24/09 inicia-se também a festa de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e padroeiro da ecologia, na comunidade de Baviera. O tema deste ano é “Francisco, vida fraterna, dádiva da Igreja”, e serão nove noites em alusão ao santo encerrando com um tradicional jantar no dia 04/10.

Logo em seguida, acontecerá a festa de São Benedito na comunidade de Panon I. Carregando o tema “A exemplo de São Benedito nos tornamos irmãos na missão!”, a comunidade decide por realizar novamente um tríduo em preparação para o dia de São Benedito, que se inicia no dia 02/10 e segue até o dia 04 e, no dia seguinte, 05/10, a festa encerra-se com a Santa Missa presidida por Pe. Carlos ítalo.

Emendando uma festa na outra, no dia 02/10, completando 23 anos de festa, a comunidade de Fazenda Nova saúda a todos com o tema ” Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança”. O novenário vai de 02 a 11/10 e fecha com uma procissão motorizada no dia 12/10 saindo da Capela de São José em Linda Flor, por esse ano ser o Ano Josefino.

Todas as festas contarão com barracas e almoço na modalidade drive thru e delivery, (Baviera, o jantar).

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS