100 ANOS DE PAULO FREIRE (1921-2021)
No dia 19 de setembro de 1921, em Recife/PE, nasceu Paulo Freire.
Filósofo, pedagogo e educador brasileiro, essa figura icônica tem para o estado do Rio Grande do Norte muita relevância, primeiro por defender uma educação transformadora para todos e segundo porque foi ele o responsável pelo programa que alfabetizou pouco mais de 300 pessoas, em 40 horas, na cidade de Angicos/RN, no início da década de 1960. Mas o seu projeto de alfabetização, que passa pelo exercício de “conscientização” do homem libertando-se, foi interrompido pela Ditadura Civil Militar de 1964.
O termo “conscientização”, utilizado por Freire, implica consciência da realidade onde o indivíduo está inserido e ação para modificá-la.
Ainda hoje os seus ensinamentos estimulam a sociedade a pensar uma educação como uma via de libertação: “QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO É LIBERTADORA, O SONHO DO OPRIMIDO É SER OPRESSOR” (Paulo Freire).
Paulo Freire, que se vivo fosse estaria completando hoje 100 anos de vida, continua presente em todos aqueles e aquelas que se dedicam em prol de uma sociedade mais justa e de um sistema menos perverso.
0 Comentários