Cavalgada de São José, em Linda Flor, arrasta multidão
Por José Guimarães, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (Curitiba), especialista em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, pela Unibagozzi (Curitiba) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.
A Festa de São José, em Linda Flor, é um dos maiores festejos religiosos da Várzea, composta por várias atividades de cunho religioso e sociocultural. Dentre os momentos mais significativos, encontra-se a Cavalgada, seguida de almoço, que marca o ponto máximo dos eventos culturais.
Na manhã deste dia 12 de março, saindo da Capela de São José, no Frutilância, zona urbana, a cavalgada percorreu a RN 016, passando pelas comunidades que antecedem Linda Flor. Ao chegar na quadra poliesportiva da comunidade, aconteceu o almoço e, em seguida, começaram as apresentações de bandas de forró.
Uma multidão compareceu ao evento que, além das comunidades vizinhas, atrai também figuras da política local, uma vez que o evento é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Assú que, desta vez, precisou fazer alguns reparos de emergência no teto da quadra para poder abrigar o evento.
As cavalgadas se transformaram em marcos nas festas de padroeiros das comunidades da Várzea. São momentos marcantes na vida daqueles que simpatizam com a cultura da vaquejada e associam a fé do homem nordestino à simplicidade da vida cotidiana, assim como São José, Pai de Jesus, que viveu do trabalho de simples carpinteiro.
Estamos observando…
0 Comentários