Pesquisa ITEM: juntas, Fabielle e Vanessa vencem candidato da oligarquia
No início desta noite, 08/03, o instituto ITEM divulgou o resultado da pesquisa eleitoral, registrada no TRE/RN sob número 01834/2024, que aponta um favoritismo para as pré-candidatas Fabielle e Vanessa, tanto nos cenários espontâneo, quanto estimulado.
Diferentemente da pesquisa da TCM, que no cenário espontâneo aparecia somente os nomes de Lula, Vanessa e Fabielle, nesta pesquisa vários nomes foram apontas, a saber:
- Lula Soares 21,4%
- Fabiele 16,2%
- Dra. Vanessa 14,0%
- Candidato de Dr. Gustavo Soares 7,0%
- Ivan Junior ou candidato dele 5,6%
- Qualquer nome da oposição 2,2%
- Candidato dos Soares 1,0%
- Mariana 0,6%
Logo de cara, a pesquisa revela que, juntas, no cenário espontâneo, Fabielle e Vanessa desbancam o nome de Lula, com uma maioria de mais de nove pontos percentuais. A pesquisa espontânea escancara um cenário em que, mesmo com toda a força da máquina pública, apoio do governo do estado e governo federal, Lula Soares peleja para conquistar o eleitorado.
Já na pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta os possíveis concorrentes, no cenário 01, aparece um empate técnico, com Lula Soares e Fabielle somando 39,8%, cada, enquanto Indecisos, brancos e nulos representam 20,4%. No cenário 02, Lula Soares aparece com 44,2%, Dra. Vanessa com 38,8%, enquanto Indecisos, Brancos e nulos somam 17,0%.
A pesquisa vai além dos nomes expostos. Quando perguntados se os eleitores votariam num candidato indicado pelo prefeito Gustavo Soares, as respostas seguem divididas:
- Sim votaria com certeza 34,8%
- Não votaria de forma alguma 30,0%.
- Talvez votasse 11,6%
- Não sabem e não quiseram opinar 23,6%
Olhando os números de maneira rápida, percebemos um favoritismo à candidatura das mulheres, algo que não pode ser desmerecido em uma cidade que teve uma única mulher prefeita. Por outro lado, estamos presenciando a máquina atuando para consolidar o nome dos Soares no poder, algo que não pode ser subestimado, dado o profissionalismo com que eles atuam nas campanhas.
Estamos observando…
0 Comentários