22 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 17:02

Publicado

17/01/2024

Atualizado

31/01/2024
Educação

Anunciado incentivo financeiro para estudantes do Ensino Médio participarem do Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16) que o governo implementará um programa de incentivo financeiro para os alunos do 3º ano do ensino médio que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa iniciativa visa combater a baixa participação desses estudantes no exame, visto que dados recentes apontam que cerca da metade dos concluintes do ensino médio em 2023 não compareceram para realizar a prova.

Durante a coletiva, o ministro também anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará ainda hoje a lei que institui o programa Pé-de-Meia. Esse programa tem como objetivo fornecer um suporte financeiro, assemelhando-se a uma bolsa-poupança, para auxiliar estudantes de baixa renda na conclusão do ensino médio. Além disso, Camilo Santana adiantou que haverá um incentivo adicional para os jovens que optarem por realizar o Enem.

De acordo com o ministro, os estudantes do 3º ano do ensino médio que participarem ativamente do Enem receberão um auxílio financeiro nos três anos de estudo, e no último ano, especificamente, serão contemplados com um valor adicional para custear a realização da prova. Santana ressaltou a importância de conscientizar os jovens sobre a oportunidade de acessar o ensino superior por meio do Enem e destacou que não haverá nenhum custo para os participantes.

Além disso, o ministro enfatizou a necessidade de compreender os motivos que levam muitos estudantes a se inscreverem no exame, mas não comparecerem para realizá-lo. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio que se inscreveram no Enem, apenas 1 milhão efetivamente participaram da prova. Santana ressaltou a importância de dialogar com as redes de ensino para identificar as razões por trás desse cenário e buscar soluções efetivas.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS