21 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 22:44

Publicado

25/01/2024

Atualizado

29/01/2024
Publicação

Ataque de piranhas são registrados no Vale do Açu

Por Ayslann Tôdayochy, Mestre em Manejo de Solo e Água (UFERSA), Engenheiro Agrícola e Ambiental (UFERSA), Bacharel em Ciências e Tecnologia (UFERSA), Engenheiro de Produção (UFERSA) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

O rio Piranhas-Açu, que tem sua nascente no estado da Paraíba e corta diversas cidades nos estados da PB e RN até desembocar no oceano atlântico, tem registrado diversos ataques de piranhas no Vale do Açu.

O primeiro relato do ano aconteceu no município de Pendências no dia 21 de janeiro, onde duas pessoas foram atacadas, e agora mais recente um novo relato de ataque do mesmo peixe aconteceu no município de Assú, mais precisamente na Baviera.

Não à toa o rio foi batizado com esse nome devido, no passado, possuir uma quantidade abundante desse peixe. A incidência maior desses ataques, provavelmente, se dá por conta do desequilíbrio ambiental e das ações antrópicas severas que o manancial tem sofrido ao longo dos anos como o assoreamento, falta de alimento natural das piranhas, alterações na qualidade da água, dentre outros.

Logo, é necessário cautela e atenção ao se dirigir ao rio para atividades recreativas, como banho e pesca, por exemplo, e principalmente não jogar alimentos na água, pois pode ser um vetor para atração desses animais que podem causar um acidente grave, já que agem em cardume.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS