18 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 22:40

Publicado

14/02/2023

Atualizado

31/01/2024
Publicação

Auto de São João Batista volta ao cenário artístico de Assú

O Espetáculo cênico, Auto de São João Batista, retorna aos festejos de São João Batista em 2023.

Criado durante o Governo Wilma de Faria, o Auto de São João Batista figurou ano pós ano como referência aos artistas assuenses durante o início dos anos 2000. Sendo o ponto alto do teatro em Assú, e consequentemente, também movimentava vários setores contribuintes à arte local como: artesanato, costura, figurino, adereço, música, iluminação e etc. A primeira edição do espetáculo cênico foi um divisor da arte assuense quando teve a participação de nomes renomados a nível nacional como o compositor Danilo Guanaz, o cantor Isaac Galvão e a diretora Diana Pontes, além de contar com um texto do poeta local Paulo Varela.

Após mais de 10 anos desde a última edição do espetáculo que conta a vida do padroeiro de Assú, na manhã de 13 de fevereiro de 2023 aconteceu uma reunião entre agentes culturais e o Gestor Gustavo Soares. Reunião essa que teve como finalidade a articulação do projeto que traz de volta aos festejos juninos de São João, o Auto em alusão ao santo de mesmo nome. Previsto para acontecer entre os dias 21 e 25 de junho o auto de São João Batista acontece como um reforço a proposta de estabelecer o turismo cultural local, o que contribui efetivamente com os eventos dos festejos conhecidos como o mais antigo do mundo.

Diante disso, fica o reconhecimento do esforço da atual gestão assuense em dar um enfoque ao que diz respeito ao assunto Cultura, contudo, ainda está muito longe de atingir ações condizentes ao fomento artístico/cultural. Uma vez que, um espetáculo teatral de grandeza imensurável como o Auto de São João Batista será realizado, mas onde estão os grupos de teatro que existiam em Assú? Grande parte desse setor morreu afogado por falta de incentivo em um mar de falta de reconhecimento e oportunidade. Um ponto a ser ressaltado é, durante todas as gestões que passaram pela Prefeitura de Assú tiveram e têm uma deficiência no que concerne a fomento da arte e desenvolvimento de aspectos culturais. Temos a atual gestão como exemplo disso, quando utiliza a Secretaria Adjunta de Cultura muito mais como um instrumento de criar eventos artísticos que fomentar eventos. Dessa maneira, o referido Auto sai um pouco dessa linha de ser apenas um evento, um vez que a atração teatral seja possível, há a necessidade de oficinas de formação, workshops, treinamentos e ensaios, ou seja, fomento.

As expectativas para contar a história de São João Batista seja contada em palcos assuenses aumenta pois a reunião com o Prefeito Gustavo Soares e o Secretário adjunto de Cultura, Paulo Sérgio de Sá Leitão contou com a presença de Diana Pontes, diretora das primeiras edições do espetáculo cênico, referência em espetáculos do gênero, pois Diana que já dirigiu vários espetáculos Brasil a fora sendo o Auto de Natal como uma de suas referências estaduais, a diretora tem a missão de resgatar aspectos perdidos e renasce a esperança no coração dos amantes do teatro em Assú. De acordo com fontes, as inscrições para integrar o espetáculo ocorrerá em meados do mês de março. Portanto, contamos com as melhores expectativas possíveis parabenizando a atual gestão pela iniciativa e que essa seja justa com nossos artistas.

Estamos observando.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS