Capela de Nova Esperança se Prepara para Jubileu de 130 Anos
Em 2003, ao buscar as origens da capela mais antiga da Paróquia de São João Batista, houve um equívoco de data e supunha-se que a capela teria sido construída em 1904, o que levou a uma festa de 100 anos em 2004.
Uma nova pesquisa foi feita, com o mesmo método: busca por registros de batismo na capela. Em 19 de dezembro de 1894 é a data do primeiro batismo, aparentemente, realizado no “Sítio denominado Nova Esperança”, mas não há relato de que foi realizado em capela.
No entanto, o registro mais antigo se dá em 15 de julho de 1896, quando o Cônego Estevam J. Dantas registra no livro de batismo: “Aos quinze de julho de 1896, na Capella de Nova Esperança, batizei solenemente Josepha, nascida ao primeiro de julho do corrente ano, filha legítima de Francisco Chrisóstomo de Souza e Anna Maria da Conceição, sendo padrinhos Vicente Paulo da Fonseca e Joanna Maria da Fonseca”.
Assim, no mesmo ano em que a Paróquia de São João Batista completa 300 anos de fundação, os registros provam que a capela de Nossa Senhora da Conceição foi erguida em 1896.
No livro do historiador Nestor Lima, de 1929, ele afirma que a capela teria sido construída em 1897, mas esta correção agora é feita com uma busca incansável pela verdade dos fatos.
Para celebrar os 130 anos da capela, a comunidade está se preparando com muito empenho e começa a se organizar. Diversas atividades e eventos estão sendo planejados para marcar esta ocasião especial. A celebração incluirá missas solenes, procissões, festividades culturais e sociais, além de iniciativas para preservar e valorizar o patrimônio histórico da capela.
A comunidade espera que esta comemoração não apenas honre a história da Capela de Nossa Senhora da Conceição, mas também fortaleça os laços comunitários e inspire futuras gerações a valorizar e preservar sua rica herança cultural e religiosa.
Estamos observando…
0 Comentários