17 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 13:12

Publicado

07/10/2021

Atualizado

31/01/2024
Publicação

DINOSSAUROS NA ZONA RURAL DO ASSÚ

Por Igor Apolônio, graduando de Agronomia e Editor-chefe do Observatório da Várzea.

Há cerca de 66 milhões de anos foram extintos os animais gigantes que dominavam os solos que hoje conhecemos. Antes disso, os dinossauros habitavam na maioria das superfícies terrestres de forma completamente diferente da realidade que vivemos hoje.

Mas e no território onde hoje está localizado a cidade do Assú, haviam dinossauros?

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte identificou pegadas de dinossauros pela primeira vez em todo território potiguar. Os vestígios foram encontrados na Fazenda dos Pingos – zona Rural do Assú e são evidências de que os dinossauros estiveram pela região onde hoje encontra-se o município.

As espécies identificadas foram pelo menos duas: um saurópode com cerca de 9 a 12 metros de altura (os famosos dinossauros do pescoço comprido), e um ornitópode com cerca de 8 metros de comprimento (os famosos dinossauros com as patas que lembram a de aves).

A descoberta é um marco histórico para o estado do Rio Grande do Norte e tem imensa relevância para os historiadores e pesquisadores.

Os estudos apontam que os animais habitaram o Rio Grande do Norte há cerca de 120 milhões de anos, no período Cretácio. O artigo que consta a identificação é assinado pela professora Maria de Fátima (ex diretora do museu Câmara Cascudo), Fernando Henrique (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e por Giusep Leonardi (Instituto Cavanis e uma das maiores referências na identificação de pegadas de dinossauros do mundo).

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS