23 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 05:23
Publicação

Dom Mariano Manzana completa 75 anos e pede renúncia

Publicado

13/10/2022

Atualizado

31/01/2024

Por Tállison Ferreira, poeta, escritor e filósofo. Graduado em Filosofia (FAHS), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (UNINTER), Mestre em Educação (UFRN) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

FESTIVIDADE

Hoje a Igreja Diocesana de Santa Luzia de Mossoró/RN celebra os 75 anos de vida de Dom Mariano Manzana, e por essa razão uma programação toda especial foi planejada para marcar este dia. Entre preces e canções, a inauguração do Centro Diocesano de Memorial, construído na sede do Seminário Santa Terezinha de Mossoró/RN, com o apoio de professores, padres, amigos e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN. O Memorial tem como objetivo preservar a história de fé e missão da Diocese.

RENÚNCIA

Em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico, “roga-se ao bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará, depois de examinadas as circunstâncias o seu parecer e aceite.” A partir de então, aguarda-se um novo bispo.

BISPOS QUE PASSARAM PELA DIOCESE DE MOSSORÓ

D. Jaime Câmara

D. João Batista Portocarrero Costa

D. Eliseu Simões Mendes

D. Gentil Diniz Barreto

D. José Freire Oliveira Neto

D. Mariano Manzana (18 anos de missão)

QUEM SERÁ O SÉTIMO BISPO A GOVERNAR A DIOCESE DE SANTA LUZIA ?

Especula-se alguns nomes: Pe. Flávio Augusto Forte Melo; Pe. Charles Lamartine, Padre Crisanto Borges e Padre Talvaci Chaves. Mas não necessariamente o novo bispo a assumir deve ser da própria diocese. Com o pontificado do Papa Francisco, o óbvio tende a surpreender.

GRATIDÃO

Gratidão ao nosso bispo pela sua vida e doação pastoral. Que Santa Luzia ilumine e abençoe a sua nova jornada.

Fotos: Tallison Ferreira.

Inauguração do Centro Diocesano de Memorial Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti – Seminário Santa Terezinha de Mossoró/RN.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS