05 Mar 2024 Ellipse ATUALIZADO 06:53

Publicado

08/09/2020

Atualizado

31/01/2024
Publicação

FATORES PARA UM SUICÍDIO

Por Dasia Alves, Pedagoga e Editora colaboradora do Observatório da Várzea.

Quais seriam os fatores causadores de um suicídio? Certamente são muitos. Tanto que culmina com a autoflagelação. Mas, o fator SOFRIMENTO potencializa todos os outros. O sofrimento é de um grau tão alto, que exterminar a própria vida, aparece como “saída”.

Existe no suicídio uma ambiguidade tão grande, que o indivíduo quer acabar com a dor, a angústia, o sofrimento que vivencia, e não com a vida em si. Percebemos o quão perturbador é esse conflito, quando nos deparamos com a triste realidade em que, o único meio para a libertação é a morte. E assim dizendo: não aguento mais! É provável que seja uma atitude quase que inconsciente. Sem pensar mesmo. Ou sem a chance de pensar.

Sobre os fatores ainda temos a depressão, ansiedade, transtornos diversos, desgosto pela vida, a exclusão, as frustações, sejam amorosas, familiares, profissionais, não se sentir parte de um todo e tantos outros.

Dessa forma, as pessoas manifestam sim suas intenções de suicídio. É preciso que os que estão em torno percebam os sinais. Sobretudo que não façam pouco caso desses anúncios. Os sinais já são um pedido de socorro.

É preciso enxergar com o coração esse apelo. Quem sofre quer amor, não julgamentos.

Se ao menos essa dor falasse, gritasse, derrubasse paredes, abrisse portas. Mas não. Essa dor fica cada vez mais silenciosa a medida que cresce. Essa dor necessita de ouvidos que a ouça e mais que isso, a compreenda, acolha e a salve.

Estamos Observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS