18 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 22:21

Publicado

21/09/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

FESTA DE SANTA TERESINHA 2022: O AMOR ENVOLVE TODAS AS VOCAÇÕES

Nesta quarta-feira, (21/09), a comunidade de Poré dará inicio aos festejos em honra a sua padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, a qual segue até o dia de sua padroeira, 01 de outubro. Durante esse ano a festa refletirá o tema “O amor envolve todas as vocações”, em comunhão com o ano vocacional que a Paróquia de São João Batista está vivenciando. Procuramos a animadora da capela, Marta Moura, para nos falar um pouco mais sobre a festa e ela nos deu o seguinte relato.

A pré-festa de Santa Teresinha iniciou-se dia 07/08, com a benção do ícone da festa, na Matriz de São João Batista. E logo no dia seguinte foi dado início a peregrinação de Santa Teresinha pelas famílias da comunidade, a qual seguiu até o encerramento da pré-festa, dia 12/09. Durante esse período houve encontro para casais e uma peregrinação ao Seminário Santa Teresinha, em Mossoró.

Dia 24/09, às 21h30min ocorrerá a festa social com o cantor Júnior Souza. O encerramento da festa acontecerá no dia 01 de outubro, dia litúrgico de Santa Teresinha. Os festejos da comunidade têm seu início logo cedo, às 5h50min, com a queima de fogos, e logo em seguida, às 6h, procissão das rosas pelas ruas da comunidade. Às 8h adoração ao Santíssimo Sacramento, e assim, encerrando com o café comunitário.

À noite acontecerá a Missa Solene em honra a Santa Teresinha, presidida pelo Administrador Paroquial, Padre Carlos Ítalo, quando todas as comunidades são convidadas a participarem. E fechando a programação, haverá o Jantar de Santa Teresinha e o Show Religioso de padre Nunes, da Arquidiocese de Natal.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E SOCIOCULTURAL

Confira abaixo a programação completa da Festa de Santa Teresinha 2022.

SOBRE A PADROEIRA

Nascida em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873, Maria Francisca Teresa Martin, ou como é mais conhecida, Santa Teresinha, é a filha mais nova do casal São Louis Martin e Santa Zélie Guérin.

Em 1877 quando Teresa tinha apenas 4 anos sua mãe faleceu de câncer e seu pai mudou-se com suas 4 irmãs para Lisieux. Devido à sua personalidade frágil, sua irmã mais velha se torna uma figura materna, Paulina.

Quando Paulina ingressa na ordem das Carmelitas Descalças, Teresa sente mais uma vez a ausência materna e entra em uma doença profunda, e é curada após a imagem da Virgem Maria que havia em seu quarto sorri para ela. Após isto, a imagem da Virgem é chamada de “Virgem do Sorriso” e até hoje é assim venerada.

Ela ingressou no seminário aos 14 anos com autorização do Papa Leão X. Como uma jovem carmelita, Teresa assume o nome de Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face e por sua trajetória no carmelo como intercessora dos missionários foi considerada Padroeira das Missões Católicas, Juntos com São Francisco Xavier.

Morreu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Promete, em seu leito de morte, que não ficaria ociosa no céu, faria cair uma chuva de rosas em graças sobre a terra.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS