23 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 08:00

Publicado

31/12/2023

Atualizado

31/01/2024
Cultura

Filarmônica: Formação de Músicos e Desenvolvimento Cultural no Assú

Há pouco tempo, Observatório da Várzea noticiou o recital de mestrado do músico Joelson Temóteo, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de ser aluno da renomada Filarmônica Cristóvám Dantas, sob a regência do maestro Brito, a instituição tem desempenhado um papel significativo na formação de músicos, como o estudante mencionado anteriormente. Essa conquista reafirma a importância da Filarmônica como um agente de transformação no cenário artístico local, demonstrando que a música também é uma forma de resistência.

Destaque para os alunos Paulo Nyelson, Ícaro Miguel Fonseca e Makleyton dos Santos Alves, que obtiveram vagas no curso técnico em música da UFRN no ano de 2023. Eles são exemplos vivos da importância do apoio e incentivo não apenas na música, mas em todas as expressões artísticas. Esse apoio pode direcionar os indivíduos a realizarem um sonho que permeiam o objetivo de dez entre 10 artistas assuenses, que é viver da arte que amam.

No entanto, o município do Assú enfrenta dificuldades no desenvolvimento do fomento cultural e na formação de público. A falta de estímulo, criação de oportunidades e geração de renda por meio da economia cultural tem sido negligenciada não apenas pela atual gestão administrativa, mas também pelas gestões anteriores. Isso evidencia os prejuízos de uma sucessão de mandatos com abordagens e mentalidades semelhantes. Apesar disso, a Filarmônica Cristóvám Dantas atua de forma consistente, revelando o potencial por meio do fomento, o qual tem contribuído substancialmente para o setor cultural local.

Diante disso, é importante destacar alguns estudantes que, em anos anteriores, ingressaram em cursos relacionados à música. Seguem os nomes desses talentosos artistas:

Licenciatura em música UERN

Cicero Pereira da Costa Júnior

Wilma Coelho de Souza

Wina Coelho de Souza

Silas Talison da Silva Modesto

Daniel Denison de Souza

Rodrigo Nascimento Araújo

Manoel Cleytson Vieira

Gerison Eufrasio Vieira

Licenciatura em Música Uniasselvi

Ryan Lucas da Silva

Bacharelado em Trompete UFRN

Felipe Kelven Dantas.

Mestrado em performance, clarinete. UFRN

Joelson Temoteo.

Tec. Em Trombone UFRN

Icaro Miguel

Tec. Em Saxofone UFRN

Makleyton dos Santos Alves

Tec. Em Trompete

Paulo Nyelson Gregorio da Silva.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS