28 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 21:25

Publicado

16/10/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

RACHOU? AS MENSAGENS SIMBÓLICAS DO DESFILE CÍVICO

Por José Guimarães, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (Curitiba), especialista em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, pela Faculdade Bagozzi (Curitiba) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

O Desfile Cívico promovido pela Prefeitura Municipal do Assú, além de celebrar os 177 anos de emancipação política da cidade, é um resgate da gestão de Gustavo Soares e, também, uma vitrine para o povo de Assú poder compreender as entranhas do poder, uma vez que o batalhão dos figurões se apresentam e demonstram suas posições na gestão.

Desta feita, com a chegada de Fabielle Bezerra como vice-prefeita, inaugurou uma posição jamais vista em gestões passadas. Isso se dá, em parte, pelo compromisso assumido com com o seu grupo político em manter um gabinete atuante, para poder continuar atendendo ao povo assuense, assim como fazia enquanto vereadora.

Porém, esta posição de protagonismo tem revirado e causado desconforto ao “ninho dos jacarés” que se sente ameaçado pela popularidade e elegibilidade de Fabielle Bezerra que, diferente do prefeito, não seria atingida por uma cassação e, consequentemente, por uma iminente eleição suplementar. O frenesi em torno dos nomes de Lula Soares, Mariana Soares e Kécia Maria é justamente pelo fato de não encontrarem em seus quadros um nome que possa substituir o de Fabielle Bezerra.

As imagens do desfile de hoje, previstas por este observador desde ontem, simbolizam mais um capítulo dessa novela de intrigas e traições, onde a vice-prefeita que, outrora vinha à frente com o prefeito trazendo a bandeira do município, hoje foi substituída pela primeira-dama que, oficialmente, não integra os quadros da gestão municipal.

Por outro lado, Fabielle Bezerra não se limitou à resignação e optou em desfilar na ala da APAE, acompanhada de crianças com deficiências. Vale lembrar, esta é uma pauta defendida por ela desde o tempo de vereadora. Além disso, a vice-prefeita fez um discurso na cerimônia de encerramento, além do Deputado Federal João Maia e outros convidados.

Logo que as imagens começaram a circular, a reação nos grupos de WhatsApp foi imediata, com memes, vídeos e muitos comentários negativos, inclusive de tradicionais aliados da atual gestão. Uma constatação do óbvio, pois há tempos o povo assuense já percebeu e vem profetizando um “escanteio” do grupo governista à vice-prefeita.

Continuamos aqui, observando e ouvindo as mais diversas opiniões de assuenses, oposição e situação, para melhor formular uma análise do contexto e dos possíveis desdobramentos que estão para acontecer.

Estamos observando…

Obs. Imagens cedidas por seguidores do Observatório da Várzea.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS