31 Aug 2025 Ellipse ATUALIZADO 23:41

Publicado

12/10/2023

Atualizado

31/01/2024
Religioso

A Igreja Arquidiocesana de Natal: Uma panorâmica da acolhida do novo pastor

Por. Pe. Clebison Faustino, fsa. Roma, primavera de 2023.

UMA VISÃO MACROSCÓPIA

Poder contemplar a vida e a missão da Igreja de Natal por um ponto de vista macroscópico favorece a elaboração de uma panorâmica atenta a detalhes e nuances que podem passar despercebidos por quem vive pessoalmente a experiência de fé, visto que o ser está envolvido por tantos outros aspectos que a visão microscópica, ou seja, de perto, pode privá-lo de uma visão mais ampla. Em outras palavras, poder observar de longe permite maior captação de informações, percepção de sentimentos e outros movimentos. Esta é a minha visão de observador, de crente, de clérigo, de alguém que estima tanto esse povo de Deus, que vive responsavelmente a fé católica “inculturada” neste território norte-rio-grandense.

O ESPÍRITO SANTO É DINÂMICO

É o Espírito Santo que move a Igreja, conduzindo-a por vias sempre novas, considerando o cominho já feito, porque o itinerário de salvação já fora tracejado pelo próprio Deus revelado em seu Filho, Jesus. Isto se dá através de muitos elementos que compõem a fé católica, como a tradição, o magistério e a hierarquia. Assim, é de extrema relevância “auscultar” as moções espirituais, ou seja, aplicar o ouvido da alma para inspecionar os ruídos e silêncios do tempo presente – o tempo da graça, do Kairós.

E O ESPÍRITO AGITA AS ÁGUAS DO ATLÂNTICO E DO POTENGI

A Arquidiocese de Natal, compreendida em mais de oitenta municípios, se mexe, se movimenta e se renova. Neste momento histórico, quis a providência divina renovar a condução desta Igreja com um novo pastor – um novo arcebispo metropolitano: Dom João Santos Cardoso.

A NOVIDADE DO ESPÍRITO E A ACOLHIDA DO POVO POTIGUAR A DOM JOÃO SANTOS

Esta novidade traz um reavivamento à Igreja de Natal, como mencionou o arcebispo emérito, Dom Jaime Viera Rocha, no seu discurso de acolhida ao novo metropolita. Isso ficou bem visível no espírito acolhedor e devoto do povo potiguar, manifestado através de um evento cívico-cultural, realizado no dia 06/10, no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, pautado na escuta de lideranças religiosas e civis, bem como em suas diversas expressões artísticas.

No evento supracitado, o poeta e escritor brasileiro Tállison Ferreira entregou a imagem da padroeira de Natal como símbolo da transmissão de um amor filial/maternal, de espírito dócil e acolhedor, confiando, portanto, à Mãe da Apresentação o novo pastor desta Igreja, porém com um movimento bivalente, isto é, confiando esta Mãe ao seu pastor. Esse gesto significativo traduz como o evento cultural conseguiu o seu objetivo: inserir D. João Santos na cultura local e o fazer beber da fonte musical e poética de grandes artistas do Rio Grande do Norte – Carlos Zens, Tállison Ferreira, Roberto Lima, Edmarcos Costa e Eugênio Lima, que também fazem história nas terras dos Santos Mártires, de Padre João Maria e da Beata Lindalva Justo de Oliveira.

EM UM OUTRO MOMENTO, EM UM OUTRO ESPAÇO, PORÉM NO MESMO CONTEXTO: RITO DE POSSE

No “Rito de Posse” do Arcebispo eleito pelo sumo pontífice, uma sucessão de protocolos e gestos consolidou e inaugurou o novo governo pastoral da Arquidiocese de Natal. Esse Rito se deu na celebração Eucarística, na catedral metropolitana, no dia da “Rainha do Santo Rosário” (07/10/2023), a Mãe da Apresentação.

Foi uma celebração rica em simbologia, regada a muita teologia e afeto, porém um gesto em particular chamou atenção: a transmissão do báculo, o cajado do Pastor.

Com muita emoção, considerando a presença dos outros dois arcebispos eméritos: Dom Heitor de A. Sales e Dom Matias P. de Macêdo, Dom Jaime convidando-os a tomarem juntos o báculo, transmitiu ao novo pastor o cuidado das suas ovelhas. Em seguida, o indicou à cátedra, “lugar de governo e ensino” reservado exclusivamente ao bispo diocesano, o qual Dom João tomou acento e foi ovacionado com muito entusiasmo por todos os presentes.

Esse gesto marcou a conclusão de uma “era eclesial” de singular importância para a história da Igreja particular de Natal: 70 anos ininterruptos de potiguares à frente desta Igreja. Concomitantemente, estabeleceu o início de um novo tempo para a evangelização neste território.

O POVO RECEBEU O SEU NOVO GUIA

Foi uma celebração de acolhida não só do povo que recebeu o seu novo guia, mas do arcebispo que acolheu esta nova grei, nas mais diversas faces. O evento concretizou esse sentimento através da saudação de iniciativa do arcebispo ao povo de Deus, que auspicava a sua benção; do cumprimento aos sacerdotes idosos presentes (Padre João Medeiros e Padre Campos); e da recepção às outras confissões cristãs e religiões de matriz africana que, cortesmente, foram saudá-lo.

E o Espírito Santo de Deus surpreende sempre!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Anônimo

    Undeniably believe that which you said. Your favouritte reason appeared to be on the web the easiest factor to take
    note of. I say to you, I definitely get annoyed at the same time as oother
    people think about concerns that they just don’t know
    about. Youu managedd to hit the nail upon the highest and also
    defined out the whole thing without havin side effect , folks can ake a signal.

    Will likely be back to get more. Thank you https://U7Bm8.Mssg.me/

    Responder
POSTS RELACIONADOS