CAPS ITINERANTE NA VÁRZEA
Por Igor Apolônio, graduando de Agronomia e Editor-chefe do Observatório da Várzea.
Ontem (09 de Setembro) Lucianny Guerra colocou uma propositura para que o CAPS esteja presente uma vez por semana, em forma de rodízio diretamente nas comunidades.
A indicação para que existe o CAPS Intinerante na Zona Rural é uma iniciativa que busca garantir e fortalecer o vínculo entre as unidades básicas de saúde e os usuários- CAPS.
Como objetivo principal é colocado o cuidado com a saúde mental para a população varzeana através de atividades extramuros da equipe multiprofissional de saúde do Centro de Atenção Psicossocial.
Dentre os benefícios para a população estão: cursos, oficinas terapêuticas, cadastros para receber medicações mensalmente na Unidade Básica de Saúde, orientações e atendimentos de enfermagem, agendamentos de consultas psiquiátricas, entre outros.
A vereadora relata que fez a indicação no mês do setembro amarelo pois existe a necessidade de um olhar especial para os pacientes com distúrbio mental, depressão e usuários de drogas.
“Estão faltando muitos remédios psicotrópicos via Secretaria de Saúde e isso é muito grave pois a falta do tratamento medicamentoso pode levar o paciente a um desespero.” – afirma Lucianny.
No mês onde se realça a luta por salvar vidas, a ação imediata é a nossa única alternativa.
Estamos observando…
0 Comentários