23 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 08:35

Publicado

16/03/2020

Atualizado

31/01/2024
Publicação

CONHEÇA O CORONAVÍRUS – COVID 19

Por Gildson de Sá Leitão, editor- colaborador do Observatório da Várzea

Neste momento em que o Coronavírus (COVID-19) está cada vez mais perto da população assuense, o Observatório do Várzea se propõe a trazer esclarecimentos sobre o vírus, como também, maneiras de prevenção.

O COVID-19, para início de conversa, é uma espécie de gripe como a pandêmica de H1N1 (gripe suína) em 2009 e diferente da gripe sazonal (que aparece em tempos específicos como no verão e no inverno). A grande diferença entre os vírus está principalmente na grande incidência de contágio e taxa de mortalidade que varia de acordo com os grupos de risco e idade do paciente.

As primeiras manifestações do COVID-19 são como as de uma gripe comum, dependendo do sistema imunológico do paciente. Segundo dados apresentados pelos governos chinês e italiano, os casos mais graves, e com risco de vida, se manifestaram em idosos e pessoas com baixa imunidade ou com doenças respiratórias crônicas, portanto, deve ser redobrado o cuidado com esses grupos de risco.

Por se tratar de uma gripe, os meios de tratamento são os mesmos de uma gripe comum – tomar muito líquido e repouso. Infectado ou não com o Coronavírus, a indicação do Ministério da Saúde é a absoluta contenção (quarentena) do infectado com gripe evitando o contato com os demais não infectados.

Em casos em que o indivíduo apresente sintomas mais graves como febre e falta de ar, principalmente, por volta do 7º ao 14º dia de contágio, recomenda-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber as primeiras orientações e coleta de sangue para fazer o exame diagnóstico do Coronavírus.

Os meios de prevenção do COVID-19 precisam de um pouco mais de atenção por causa do alto grau de contágio, entretanto, os meios são os mesmo:

· evitar o contato com pessoas com gripe;

· lavar as mãos com água e sabão com frequência;

· usar álcool gel antes e após contato com outras pessoas, manipulação de dinheiro e espaços compartilhados como praças e banheiros;

· a limpeza do aparelho celular com álcool gel também é indicada;

· o uso de máscaras cirúrgicas é indicado para pacientes com gripe em geral para evitar o contágio de outras pessoas;

· e, por fim, não tocar nos olhos, nariz e boca de maneira alguma por ser esta a forma mais comum de contágio.

ALERTA: Apesar de o hospital ser o local mais indicado para o tratamento e internação, caso necessária, deve-se evitar ir a este local sem a real necessidade, pois é lá onde se pode encontrar pessoas realmente infectadas procurando ajuda.

Todo cuidado é pouco.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS