17 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 14:52

Publicado

19/10/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

Enquete não vence eleição, mas pode indicar um termômetro do momento

Por Silvino Júnior, graduando em jornalismo (UERN), Assistente de Planejamento da Produção (SENAI) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

Fabielle venceu a enquete promovida no story do Observatório da Várzea realizada entre ontem e hoje. Foram quase 2 mil votos computados. Ela recebeu 946 votos; Vanessa conquistou 558 votos e Lula Soares teve 179 votos. Sem um plano amostral e sem valor científico, a enquete projetou os três nomes sobre a eleição municipal de Assú e apenas reproduz a opinião de uma bolha. Como é difícil medir a participação espontânea dos internautas e a mobilização das partes interessadas que estão na enquete e por vezes pedem aos seus seguidores para votar, não é possível lançar prognóstico. Mas é possível pensar dois pontos.

Fabielle tem mais seguidores que Dra. Vanessa e Lula Soares. Isso por si só já sinaliza que sua construção de imagem nas redes é robusta e mais influente que os dois. Segundo, as pessoas se engajam com aquilo que tomam consciência. Fabielle possui um perfil bem posicionado e seu conteúdo acaba atingindo tanto apoiadores fiéis quanto cidadãos que não estão pensando em eleição no momento, mostrando que ela tem uma marca digital forte e que seu nome na rede gera um bom alcance, permitindo que as pessoas se direcionem até uma enquete para votar ou a se engajar em um conteúdo que mencione ela.

Enquete não vence eleição. Rede social não garante voto. Mas tudo isso pode representar o termômetro de um momento. Fabielle hoje parece ter a simpatia de uma parte dos jovens, das mulheres e de representantes de movimentos sociais da cidade. Resta saber se isso se converte em viabilidade política e muda a percepção de desconfiança que atualmente o seu grupo político tem sobre si.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS