23 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 07:14

Publicado

02/05/2023

Atualizado

07/02/2024
Denúncia

Estelionato eleitoral: reforma da UBS de Nova Esperança não cumpre promessa de campanha

Por José Guimarães, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (Curitiba), especialista em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, pela Unibagozzi (Curitiba) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

Anunciada no último dia 17 de abril, com a presença do deputado federal João Maia, a reforma da UBS de Nova Esperança está longe de ser o prometido pelo prefeito Gustavo Soares. Na campanha de 2020, o seu plano de governo, na página 23, previa “analisar a viabilidade de implantação do atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde de Nova Esperança, para resolução de demandas básicas e simples, evitando a necessidade de deslocamento”, promessa não cumprida na reforma que está para ser executada.

Apesar do anúncio de investimento de R$800.000,00 (oitocentos mil reais), entre emendas e recursos próprios, o site da prefeitura não esclarece se a promessa de campanha será cumprida, nem mesmo como se dará essa ampliação de uma UBS, vital para as comunidades, uma vez que está no centro da região da Várzea.

Compreendemos que uma reforma e ampliação vai além de salas novas. É necessário um investimento em recursos humanos, aparelhos, medicamentos e outros insumos, a fim de minimizar o drama daqueles que necessitam se deslocar para a UPA por questões que poderiam ser resolvidas na Várzea. São pessoas que, muitas vezes, não têm dinheiro para se deslocarem, haja visto os valores exorbitantes de passagens e o sumiço da ambulância destinada para a Várzea.

Procuramos a secretária de Saúde, Kécia Maria, para esclarecer como se dará a reforma e ampliação da UBS, a fim de saber se a promessa de campanha será cumprida, mas nosso contato não foi respondido até o fechamento desta matéria.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS