23 Jan 2025 Ellipse ATUALIZADO 15:39

Publicado

21/12/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

Executivo de Assú não valoriza filarmônica

Por Gicardson Lima, Graduado em Letras, Inglês e Português (UERN) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

A forma na qual a gestão assuense trata a Firlamônica é um reflexo de como a cultura e a arte são conduzidas desde sempre pelas administrações públicas municipais do passado e do presente. A banda Filarmônica Maestro Cristovam Dantas exerce suas funções dentro e fora do município de Assú desde 2002. Porém, somente foi reconhecida legalmente em fevereiro de 2018, quando a então vereadora Fabielle Bezerra criou um projeto de lei que tornaria a banda um “Patrimônio Cultural e Imaterial do povo Assuense”. Sendo assim, de forma unânime, a câmara aprovou sob a Lei Nº 681 em abril de 2019.

Dessa forma, no mesmo ano também foi dado o pontapé inicial para o projeto do “Bolsa Incentivo”, que ao longo do caminho foram sendo encontrados alguns percalços. Sobretudo, o “BOLSA INCENTIVO” é uma ajuda de custos para alguns membros da filarmônica aprovados por meio de um processo seletivo, e assim possam custear seus estudos, bem como despesas de (viagens, acomodações, alimentação, vestimentas, materiais) tudo que contribua para a formulação de novos profissionais. Vale ressaltar que muitos integrantes a referida banda vivem em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

Um dos primeiros empecilhos foi quando a autoria do projeto teria que ser trocada, uma vez que Fabielle já havia se tornado vice-prefeita. E assim, é quando o valor que é dado as políticas culturais é percebido, pois a equipe da Filarmônica tentou engajar com vários vereadores, infelizmente sem sucesso. Até que em setembro de 2021, o vereador Paulo Brito abraçou a causa, e um novo início foi dado ao projeto, e assim, por consequente, em novembro desse ano foi apresentado durante a seção 38º da Câmara Municipal, e mais uma vez o projeto foi barrado com a justificativa de que “A câmara não poderia gerar despesas para o município”, e que o projeto deveria vir diretamente do executivo. Informação inconsistente, sendo que em 2016 o STF julgou em regime de repercussão geral o RE 878.911/RJ, definindo que o parlamentar municipal, VEREADOR, pode apresentar Projeto de Lei que tenha despesas para o Poder Executivo, ou seja, para o município. Quando finalmente, no dia 24/11 uma reunião com o executivo foi feita, e dia 28/11 foi entregue formalmente o pedido para que fosse feito o encaminhamento do projeto à Câmara, para que então pudesse ser votado ainda este ano, e assim entrar em vigor em 2023, uma vez que deveria constar no LOAS do ano que vem. Contudo o executivo não fez a tempo de ser votado e o prazo foi perdido!

Assim como em vários outros projetos de cunho artístico cultural que já testemunhamos passar pelo crivo dos poderes constituintes do município de Assú, a impressão que é deixada é de que a burocracia é justificativa para camuflar a má vontade de que as coisas sejam realmente efetivadas para o lado da cultura. Embora que saibamos que os aspectos relacionado à cultura não atraem votos para aqueles que deveriam de fato valorizar a identidade do povo assuense.

Por fim, fica aqui a esperança de que o referido projeto seja apresentado e votado, assim como seja mantido em vigor o foi estabelecido e acordado em reunião, caso seja aprovado. Vale lembrar que novas eleições podem acontecer, o que pode deixar o projeto esquecido, já que o assunto eleições sempre é “mais importante” que outros, o que deixa mais incerto ainda o futuro do projeto que beneficiará não só a Banda Filarmônica, mas também o cenário artístico local.

Estamos observando.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Anônimo

    Good day! Do you know if they make any plugins
    to help with SEO? I’m trying to get my website to rank for some
    targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Many thanks! You can read similar article here: Warm blankets

    Responder
POSTS RELACIONADOS