03 Mar 2024 Ellipse ATUALIZADO 13:22

Publicado

04/02/2021

Atualizado

31/01/2024
Publicação

FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES PADROEIRA DE IPANGUAÇU

Por Paulo Márcio, Graduado em História (UERN Assu), Professor de História e Geografia da rede particular de ensino de Ipanguaçu, Especialista em Educação do Campo, Graduando do curso de Geografia e Editor-Correspondente do Observatório da Várzea em Ipanguaçu.

A tradição católica ocidental vivencia no mês de fevereiro as solenidades dedicadas à Nossa Senhora de Lourdes. No ano de 1858, em Lourdes, na França, teve início as aparições à jovem Marie-Bernard Soubirous – Santa Bernadete – propagando assim a devoção à Senhora de Lourdes.

No início deste mês (02), deu-se a abertura da festa da padroeira de Ipanguaçu, Nossa Senhora de Lourdes, e tem como tema “Maria, mãe da providência, providenciai!”. Toda comunidade católica de Ipanguaçu é convidada a estar em festa. Hoje, de um jeito diferente, com o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel permite que os fiéis participem da Festa de Nossa Senhora de Lourdes mantendo os devidos cuidados com a saúde.

A programação da festa em um ano atípico foi iniciada com uma carreata saindo da Agrovila de Tabuleiro Alto, zona rural de Ipanguaçu, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, com hasteamento das bandeiras e missa celebrada pelo pároco Pe. Antônio José do Vale. As celebrações do novenário estão sendo realizadas no espaço paroquial pelo Pe. Valtair Lira Lucas a partir das 19h, até o encerramento que se dará dia 11.

Imagem: PASCOM IPANGUAÇU

Nestes dias difíceis em que a humanidade sofre com a pandemia provocada pelo coronavírus, a fé na providência divina fortalece a esperança de dias melhores e a expectativa de superarmos as dores e sofrimentos vividos nestes tempos; os novos dias deverão ser de muita perseverança e inspiração no Espírito Divino para enfrentarmos as lutas diária.

Que o festejo de Nossa Senhora de Lourdes possa reabastecer o espírito de cada ipanguaçuense. Viva a Nossa Senhora de Lourdes!

ESTAMOS OBSERVANDO!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS