17 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 15:03

Publicado

06/12/2023

Atualizado

31/01/2024
Publicação

“FLIC 2023: Memórias do sertão: a invenção do Nordeste”

Por Gicardson Lima, Graduado em Letras, Inglês e Português pela UERN, Articulador Cultural, M.C., Apresentador, Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

No dia 5 de dezembro, às 19h, a Escola CESA promoveu o espetáculo FLIC – A invenção do Nordeste na Praça São João Batista (Coreto). O evento encantou o público ao destacar a grande e importante invenção dessa região.

Com abertura marcada pelo Balé da Inversão, que trouxe a essência do Nordeste através da coreografia e música “Nordeste Independente”, interpretada por Elba Ramalho, o espetáculo promoveu uma experiência única.

Ao longo da noite, os espectadores puderam vivenciar diferentes aspectos culturais do Nordeste. Desde a educação representada pelo ato dedicado ao Ceará, com a coreografia e música “O Caderno”, cantada por Luiza Aquino do 5º ano, até a religiosidade afro da Bahia, com a música “Banho de Folhas” e o casal vestido de Olodum como personagens centrais.

A gastronomia do Piauí também teve seu espaço no espetáculo, com a coreografia e música “Feira de Mangaia”, protagonizada por Sebastiana Sanfoneira e acompanhada por acessórios como cestos de palha e baldio.

O Maranhão foi representado pelas quebradeiras de coco babaçu, com uma emocionante coreografia e música. Já Sergipe trouxe à tona a vida dos pescadores e a importância do petróleo, com a música e coreografia “Ceará Junina – O Pescador”.

E para finalizar, Alagoas destacou a negritude e a história do Assú através do livro didático “Assú, cidade da gente”, que contou com uma coreografia especial, representando as cores principais da cidade: azul para a educação, vermelho para a fé em São João Batista e Irmã Lindalva, amarelo para a cultura e tradição, e verde para as carnaúbas, rios e açudes.

O espetáculo FLIC 2023 encantou o público ao revelar a magia por trás da invenção do Nordeste, explorando suas raízes e reinventando o futuro. Um verdadeiro espetáculo de arte e cultura nordestina. Parabenizamos a toda a equipe do Complexo Educacional – CESA que fizeram parte desse lindo espetáculo cênico.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS