“FLOR DE ATENAS” CHEGA AO ASSÚ
Por Pedro Henrique, poeta e escritor. Bacharel em Direito (UERN), Especialista em Direito Digital (Faculdade Verbo), mestrando em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.
Dando continuidade à matéria “Poesia do Assú por todo canto”, publicada neste blog em 23 de julho, a respeito do lançamento do projeto “Flor de Atenas”, idealizado pela poetisa Isabel Firmino, em duas escolas de Natal, referi-me ao prosseguimento da proposta em disseminar a verve poética do Assú. No último dia 26/08, chegou a vez do projeto ser lançado na terra da poesia, tendo como público alunos da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia. O momento contou com a participação da diretora da instituição Chaguinha Felix, dos estudantes, além de poetas e poetisas parceiros do Grupo Celebra-se Poesia e da Academia Assuense de Letras – AAL.
A referida escola completará 111 anos de sua fundação no próximo dia 07 de setembro, e é uma das instituições públicas de ensino mais antigas do município e de todo o interior do Estado do Rio Grande do Norte. Foi exatamente durante a gestão do Governador Alberto Maranhão, que foi lançado no dia 11 de agosto de 1911 o decreto n° 254, que criava o Grupo Escolar denominado ‘Tenente Coronel José Correia’, na cidade do Assú.
A implantação do antigo grupo escolar tem sido fruto de investigação por parte do pesquisador Gilson Lopes da Silva, que apresentou trabalho de dissertação ao Programa de Pós-Graduação da UFRN em 2017, onde analisou a importância da História da Educação Primária para a construção da cidade do Assú como Atenas-norte-rio-grandense. A pesquisa de Gilson remonta a participação cultural no Assú desde a implantação da Escola de Primeiras Letras masculina (1829) até a implantação dos Grupo Escolar José Correia (1911), que se demonstrou como uma forma moderna e inovadora de educação primária, com grande destaque para a atuação cultural e literária na cidade.
Os poetas e as poetisas assuenses, que nunca perderam a efervescência de versejar, nem abandonaram as letras e o legado cultural e literário da cidade, apesar da histórica desvalorização desses segmentos por políticos mal preparados e sem compromisso, estão certos em ocupar esse espaço e, junto às novas gerações, mostrar que a poesia do Assú resiste.
Referências: SILVA, Gilson Lopes da. História da Educação Primária na Atenas Norte-rio-grandense: das escolas de primeiras letras ao Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (1829-1929). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Natal, 2017, 166f.
1 Comentário
Anônimo
Howdy! Do you know if they make any plugins to help
with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some
targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
If you know of any please share. Thank you! You can read similar blog here:
Eco blankets