17 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 13:45

Publicado

02/09/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

IVAN JÚNIOR COM BOLSONARO E GEORGE SOARES COM LULA

Por Silvino Júnior, graduando em jornalismo (UERN), Assistente de Planejamento da Produção (SENAI) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

A polarização envolvendo a disputa à Presidência da República também remexe nos sentimentos das rivalidades a nível local. Ivan Júnior é candidato a vice-governador em uma chapa que se assumiu bolsonarista e que tem o ex-ministro do atual presidente, Rogério Marinho, como principal padrinho na campanha. Do outro lado, o deputado George Soares caminha em um palanque lulista e conta com o respaldo da governadora Fátima Bezerra.

O União Brasil, partido que Ivan Júnior está filiado, tem Soraya Thronicke como candidata a presidente. Embora ela esteja como postulante, o partido no Rio Grande do Norte abriga nomes mais próximos do bolsonarismo e que defendem a reeleição do atual chefe da república. Já o Partido Verde, que tem George Soares em seus quadros, faz parte da federação partidária que apoia Lula para Presidente e Fátima para o Governo do estado.

Em entrevistas aos canais de comunicação da região, Ivan Júnior tem desconversado sobre o voto para presidente e adota um tom de que é preciso deixar as ideologias de lado e governar para todos. Entanto, aliados próximos do candidato afirmam que ele atualmente se identifica com as pautas levantadas por Bolsonaro. Seu companheiro de chapa, Fábio Dantas, assumiu publicamente o voto em Bolsonaro após perder terreno para o senador Styvenson e amargar o 3° lugar nas pesquisas de intenção de voto.

George Soares tem erguido um discurso de que é preciso ter um presidente alinhado com a governadora para realizar obras e permitir que o estado se desenvolva. George já foi líder de governo da petista e em suas caminhadas de campanha, já chegou a fazer o símbolo L nas mãos, referência ao ex-presidente.

Enquanto George Soares embarcou de vez na base lulista no estado, a relação de Ivan Junior com os petistas ficou cada vez mais distante após as eleições de 2020 para a Prefeitura do Assú. Há dois anos, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu apoiar a candidatura de Ivan Júnior para prefeito. Todavia, a comissão executiva estadual interferiu na decisão e anunciou aliança com o Prefeito Gustavo Soares, irmão de George.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS