05 Feb 2025 Ellipse ATUALIZADO 12:52

Publicado

29/01/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

AS PASSAGENS MOLHADAS E O FIM DO CAOS NO PERÍODO DE CHUVAS

Por José Guimarães, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (Curitiba), especialista em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, pela Faculdade Bagozzi (Curitiba) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

Na última sexta- feira, em decorrência das fortes chuvas, recebemos vídeos enviados por moradores da comunidade do Bom Lugar, mostrando a situação da estrada que liga Palheiros IV à referida comunidade, que encontrava-se intransitável. Como nossa postagem repercutiu nas redes sociais, inúmeras pessoas nos procuraram (para protestar ou defender a prefeitura) alimentando as discussões sobre as passagens molhadas que estão em execução nas comunidades adjacentes.

Para atender à imparcialidade, procuramos a Secretária de Obras, Nayara Jhessica Marques da Fonseca, para esclarecimentos. De prontidão, todas as nossas questões foram esclarecidas e apresentadas nesta matéria.

Para maior clareza, a três passagens molhadas serão construídas na estrada que liga Palheiros II e Palheiros I; na estrada que liga Palheiros IV e Bom Lugar III e na estrada que liga a Br 304 e a comunidade Olho D’água do Mato. A que dá acesso aos Palheiros I e II já foi executada e aguarda apenas os últimos ajustes na parte de aterro e contenções, por este editor, através do site da PMA e redes sociais. A que liga Palheiros IV e Bom Lugar III está com tudo pronto para iniciar, segundo a secretária.

As passagens molhadas constituem sistemas de bueiros duplos e triplos com manilhas de 1,20 e 1,50 de diâmetro. Todas as manilhas já estão, inclusive, no local e as equipes da empresa contratada estão prontas para executar desde a última sexta-feira(dia 28.01), o que tem sendo inviável por conta das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias. De todo modo, conclui Jhessica, a programação é para que na próxima segunda-feira os serviços estejam sendo executados.

De acordo com a secretária, a construção das três passagens molhadas custará R$346.050,46 dos quais RS 250.000,00 provém de emenda parlamentar de autoria de Beto Rosado. E portanto, “outros 96.050,46 representam a participação da Prefeitura de Assu com seus recursos próprios na forma de contrapartida, sob convênio celebrado entre o Município de Assu e o Ministério do Desenvolvimento Regional, número 858629/2020”, relata a responsãvel pala pasta.

Por fim, as manilhas que serão usadas na passagem molhada que dará acesso ao Palheiros IV e Bom lugar III, objeto de discussão em nosso vídeo nas redes sociais, estão sendo confeccionadas para iniciar a obra. A execução da obra está dentro do cronograma previsto que é de 90 dias, salvas as paralisações necessárias em razão das chuvas, enfatiza a secretária.

Finalizamos advertindo que, embora o Observatório da Várzea tenha sido criado para as comunidades da Várzea, nossa responsabilidade com o município ganhou notoriedade na última campanha eleitoral, quando todas as comunidades e bairros voltaram seu olhar para o nosso trabalho e, por vezes, sentiram-se representados e desejosos de espelharem-se no nosso trabalho, como um farol que mostra o caminho da cidadania. Por isso mesmo, acreditamos que as comunidades, por mais distantes que estejam do centro da cidade ou, ainda, por menos populosas que sejam, merecem ser ouvidas e assistidas em suas necessidades.

Estamos observando…

Fotos: Site da Prefeitura Municipal do Assu

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Anônimo

    Hello there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m
    trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
    very good success. If you know of any please share. Thanks!
    I saw similar blog here: Bij nl

    Responder
POSTS RELACIONADOS