22 Feb 2024 Ellipse ATUALIZADO 01:35

Publicado

04/05/2023

Atualizado

31/01/2024
Publicação

Pendências: a Flor do Vale é a capital nacional do camarão

Por Izabely Rodrigues, licenciada em Química pela UFRN, professora da rede privada e Editora Colaboradora do Observatório da Várzea

Banhada pelo rio Piranhas-Açu e com sua história marcada por lutas, Pendências popularmente conhecida como a Flor do Vale, emancipada há 68 anos é o município do estado do Rio Grande do Norte que apresenta a maior produção de camarão do Brasil. Localizada a 195 km de Natal (RN), o município surge como a capital nacional do camarão.

Para além de uma cidade acolhedora, de gente forte e trabalhadora, faz-se necessário olhar para a flor de nosso Vale com o olhar de orgulho. Pendências é o berço da maior empresa de produção de camarão da América Latina, a Potiporã que possui 1,2 mil hectares, distribuídos em 86 viveiros para os crustáceos, 60 berçários e 35 quilômetros de canais produzindo aproximadamente 800 toneladas de camarão por mês.

O setor produtivo de carcinicultura do município conta com outras empresas de médios e pequenos portes, dentre elas destacam-se a Canopus Pescados e a Norte Mar, que contribuem significativamente para manter Pendências no lugar mais alto do pódio no ranking de produção dos crustáceos nacional. O que muito orgulha nossa cidade é a empregabilidade feminina, em razão da maior parcela de funcionários dessas empresas serem mulheres.

A capital nacional do camarão muito contribui para o desenvolvimento econômico municipal e estadual, entretanto andamos longe de receber o que de fato merecemos enquanto município. Mesmo diante de um setor produtivo tão forte e rico, Pendências ainda é pouco beneficiada em relação ao que contribui. Sonhamos com uma Pendências mais limpa, segura, com transporte, saúde e educação pública de qualidade para todos.

Que as pendências fiquem apenas em seu nome, mas que a coragem de travar lutas, assim como foi em nossa história, permaneça viva no coração de nosso povo, para que tenhamos força de buscar o que é nosso de direito e não receber ofertado como favor, para que o que é do povo seja de fato do povo, do público, de todos e não para alguns.

A Flor do Vale ganha um novo nome, agora não mais vista como “das Pendências”, mas reconhecida como a maior produtora de camarão do Brasil, a capital nacional do camarão. Para além de um nome, ganha também um novo espaço, pois é do Vale, do Açu e da Várzea, Pendências é hoje parte de um sonho em comum de alguns que coletivamente sonham em preservar a identidade de nosso povo e fazer com que as suas vozes sejam ouvidas. Pendências embarca em um novo espaço, é abraçada e acolhida pelo Observatório da Várzea.

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS