05 Feb 2025 Ellipse ATUALIZADO 03:05

Publicado

22/11/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

Prefeito de Assú sem força política: vereadores barram PL da criação de cargos

Por José Guimarães, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (Curitiba), especialista em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, pela Faculdade Bagozzi (Curitiba) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

Na noite desta terça-feira, na Câmara Municipal de Assú, aconteceu a sessão que analisou o Projeto de Lei enviado pelo executivo municipal com intenção da criação de novos cargos comissionados e aumento de salários dos servidores municipais. Para surpresa do prefeito Gustavo Soares, os vereadores de oposição ganharam o apoio de três vereadores ligados à gestão e barraram o projeto por 9 votos a 6.

Segundo fontes, a justificativa dos vereadores para se contraporem aos desejos de Gustavo Soares se dá pelo fato de que o PL, além de aumentar os salários dos servidores (algo positivo para os vereadores), criaria o total de 81 cargos comissionados a mais. Isso equivale a um aumento de cargos em quase 28%, gerando um aumento de quase 30% na folha de pagamento. Assim, os gastos subiriam de R$ 440.000,00 para R$ 626.980,00.

Além de uma questão de responsabilidade administrativa, obviamente o que se notou na noite de hoje foi uma questão política sendo descortinada no plenário da Câmara Municipal, numa verdadeira demonstração de forças entre o prefeito e os vereadores que compõem o chamado F4, que se alinha cada vez mais à bancada de oposição.

Os edis que outrora votavam a favor de todas as matérias advindas da gestão, por algum motivo, resolveram contestar as orientações da base e, junto à oposição, parece repetir um mantra muito utilizado nos movimentos de resistência: “Ninguém solta a mão de ninguém”. Do ponto de vista político, o movimento é arriscado para os três vereadores, Karielle Medeiros, Walace e Paulo Brito, que podem sofrer retaliações de um prefeito furioso. Porém, também é delicado para Gustavo Soares, que não conseguiu atrair ninguém do grupo oposicionista e começa a sentir o peso de ter uma maioria contra o seu sistema no legislativo local.

Uma coisa é certa, se a prefeitura precisa de mais servidores (e pelo que parece é verdadeiro) por que não faz um estudo criterioso e convoca um concurso público? Em nossa página do Instagram, motivados pela votação de hoje, fizemos uma enquete sobre o assunto. Dos votantes, 93% acham que o melhor para Assú é um concurso público, sobrepondo-se a apenas 7% que diz achar melhor os cargos comissionados. Todos nós sabemos que, na política assuense, cargos comissionados servem para aumentar o poder de quem senta na cadeira de prefeito, pois são usados como moedas de troca para apoios políticos. É, de fato, um assunto que o povo precisa debater.

Estamos observando…

Confira o texto enviado para a Câmara Municipal de Assú

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Anônimo

    Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good success. If you know of any please share.
    Many thanks! I saw similar blog here: Bij nl

    Responder
POSTS RELACIONADOS