03 Mar 2024 Ellipse ATUALIZADO 12:25

Publicado

01/08/2022

Atualizado

31/01/2024
Publicação

SANTA CLARA INICIA A FESTA DE SUA PADROEIRA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Por Dasira Alves, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Editora Colaboradora do Observatório da Várzea.

A festa que vai de 01 a 11 de agosto, completa 39 anos de festividade neste ano de 2022, e traz como tema: “Santa Clara, por amor à vocação e a graça de Deus”.

Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, seu nome vem curiosamente de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Aos dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus. Como sinal de entrega, teve seus lindos cabelos cortados. Assim, passou a fazer parte da Ordem Franciscana (Clarissas).

Um ano antes da sua morte, assistiu a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Segundo seus relatos, a celebração da Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu quarto. O fato foi confirmado quando a santa detalhou em uma missa as palavras do sermão do celebrante. Em 1958, foi proclamada oficialmente “Patrona da Televisão” por Papa Pio XII.

Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade e foi canonizada no ano de 1255 pelo Papa Alexandre lV.

Para tanto, a coordenação da festa na pessoa de dona Alzenir Dantas declara: “Graças a Deus, que as janelas se abriram para todos nós e para todas as igrejas para celebrarmos as festas dos nossos padroeiros. Agradecemos por mais um ano de festa depois dessa grande pandemia. Não tínhamos direito de ir à igreja, a não ser o celebrante e os leitores. Era uma festa muito sem gosto sem vida, né? Estamos muito felizes, e estou muito grata a Deus e a Santa Clara de Assis por mais um ano de festividade. Que seja abençoada por Deus e que Santa Clara venha nos trazer muitas bençãos, muitas graças sobre todos nós da comunidade, como também às capelas vizinhas. Que Santa Clara interceda a Jesus por todos nós.’’

Dia 11/08, dia em que encerram-se os festejos, os devotos sairão em Procissão Solene pelas ruas da comunidade às 18h30min, culminando este momento com a Missa Solene de encerramento presidida pelo Pe. Carlos Ítalo Áires Nogueira, às 19h30min. Após a Missa tradicional Jantar de Santa Clara.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS