17 Jun 2024 Ellipse ATUALIZADO 18:06

Publicado

21/10/2023

Atualizado

31/01/2024
Pendências

Projeto Científico da EJA de Pendências é destaque na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar

Por Izabely Rodrigues, licenciada em Química pela UFRN, professora da rede privada e Editora Colaboradora do Observatório da Várzea

O trabalho científico desenvolvido pela Aluna da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Maria da Conceição da Silvia Oliveira e a Professora de Ciências Karolyne Gomes Queiroz, titulado como “Folha da jurema: um adubo orgânico em potencial”, da Escola Municipal Maria Cleofas Moura da Rocha, do município de Pendências foi um dos trabalhos científicos destaques, na XIII edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que possibilita ao estudante, reingressar na jornada escolar e concluir os seus estudos na educação básica. Ver os frutos da EJA ocupando espaços na ciência e em eventos científicos é motivo de muita alegria, emoção e realização para quem constrói e torce pela educação desse país.

Em diversas vezes, os alunos da EJA são marginalizados e vítimas de críticas e preconceitos, mas hoje, vimos que a EJA tem ganhado novos rumos, e sendo vista com novos olhares, graças a professores sensíveis, compromissados e responsáveis com a formação dos Jovens e Adultos, assim como a Professora Karolyne Queiroz, que é um dos exemplos de profissionalismo em nosso município. Estando presente no momento de premiação, foi impossível não se emocionar em ver uma modalidade de ensino marginalizada ocupando espaço importantes na ciência e na educação. A educação e a ciência são para todos, sem distinção pela faixa etária, raça, cor, orientação sexual… A educação pública e de qualidade é para todos! A ciência é para todos!

É de conhecimento, o quanto os recursos para a educação são limitados, o quanto os professores se viram nos 30 para entregar uma educação de qualidade. É dia de parabenizar a professora Karolyne, a aluna Maria da Conceição, a Escola Maria Moura, mas também é dia de cobrar e pedir mais recursos para a Educação Pública, mais apoio e incentivo a ciência nas escolas.

A educação pública desse país resiste há anos e seguirá resistindo a todos os tiranos.

Viva a EJA, a Educação e a Ciência .

Estamos observando…

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    POSTS RELACIONADOS